Como tirar o novo passaporte e emitir visto


abril 25, 2016 – 6 Comentários

passaporte

Iupi, agora sim dei o meu primeiro ponta pé para o mundo, e tirei o meu passaporte. Eu nunca havia tirado anteriormente, então tudo pra mim é muita novidade, e hoje eu vou contar tudo para vocês de como é tirar o passaporte brasileiro, o novo aliás pois houve algumas mudanças, e muito boa por sinal desde julho do ano passado. Então este post eu vou contar a minha experiência para a emissão do documento e claro totalmente dedicado, para quem assim como eu está louco para viajar para fora do Brasil.

O que é passaporte?

Claro, começo com o item e a pergunta básica de todos, que afinal o que é passaporte?. O passaporte é o documento necessário para viagens internacionais. Nele é onde se encontra todas as nossas informações necessárias para qualquer país, é uma espécie de RG para qualquer canto do mundo.

Este documento que deve ser apresentado em quaisquer via de acesso internacional, como: aeroportos, portos. Onde um fiscal responsável  no local, fará sua identificação para saber se está tudo certo a sua entrada no país (verificará prazo de validade do seu passaporte, se há o visto aprovado para entrada no país caso seja necessário, se é uma pessoa foragida), com tudo normalizado seu passaporte é carimbado e é autorizada sua entrada no país.

Como faço para tirar um passaporte?

Para emissão do documento é necessário que entre no site da Polícia Federal,  então para o preenchimento do requerimento,  pagar a GRU (Guia do Recolhimento da União), visualizar a lista da documentação necessária conforme sua idade e nacionalidade, após a aprovação do pagamento da GRU, fazer o agendamento para o comparecimento  em um posto da DPF com toda a documentação necessária para emissão do seu passaporte juntamente com o comprovante do pagamento do GRU e após 7 à 10 dias o seu passaporte estará pronto para a retirada no local.

Mas o que tem de novo no passaporte?

Desde o início de Julho do ano passado, houve mudanças para emissão do passaporte, iniciando pelo valor que antes era de R$156,07 passou para o valor de R$257,32, além do valor o passaporte agora passou a ter 10 anos de validade, ou seja, dobrou o prazo de validade do passaporte ficando assim muito mais prático e melhor e o passaporte ficou mais seguro, foi implantado um padrão criptográfico, e todas as informações do documento também estão armazenadas em um chip e também de cara nova que ficou ainda mais bonito.

Já tenho passaporte é preciso ou posso trocar o meu antigo passaporte?

Só se ele estiver prestes a perder o prazo de validade, verifique se falta menos de 6 meses para perder o prazo de validade do seu passaporte, para que não haja nenhum imprevisto em sua viagem. E caso queria fazer a troca do seu antigo que ainda não tem o prazo à vencer é necessário fazer o pagamento da GRU e todo o procedimento de emissão do passaporte e assim que o seu novo passaporte ficar pronto, o seu antigo não haverá mais validade.

passaporte

E o visto como funciona?

Para entrar em alguns países no mundo é necessário além do passaporte ter um visto que autorizam sua entrada no país. Ele é mais um documento mas especifico, para que sua entrada no país legal e possa ficar lá por um tempo estipulado para a determinada finalidade que ficará no país de destino. Existem diferentes tipos de visto que são: para turismo, para estudar, para trabalhar.

E o visto é determinado para qual destino que pretende ir os EUA geralmente é necessário tirar o visto mesmo para uma viagem de turismo de 15 dias, e por exemplo destinos para Europa você pode ficar em diversos países sem precisar de visto as vezes por mais de 90 dias.

Como conseguir o visto e como saber se o meu destino precisa de visto?

Para conseguir o visto é necessário ir até a embaixada do consulado do país de destino. No site Consulados, você pode encontrar os endereços das principais cidades brasileiras onde está localizado o consulado e quais podem ou não emitir o visto para cidadãos brasileiros e estrangeiros, e também é possível encontrar a documentação exigida para emissão do visto do país de destino.

Nesse post no Tudo Para Viajar, você consegue encontrar os principais destinos no mundo e saber se precisam ou não de visto durante a duração e o motivo de sua viagem.

E como foi a sua experiência?

Fiz o pagamento da GRU para emissão do passaporte lá pelo dia 20 de Janeiro, consegui agendar apenas em Março na unidade da DPF do Shopping Ibirapuera aqui em São Paulo,  no dia agendando demorou cerca de 20 minutos após agendado pelo site, pois deram prioridade a gestantes e idosos que estavam no local e que haviam horários agendados após o meu, em 7 dias ficou pronto o documento, mais só fiz a retirada dele na última sexta-feira, pois eles dão um horário muito restrito (das 10h00 às 14h00) para retirada do documento, então aproveitei o feriado que funcionou normalmente para fazer a retirada. Achei bem sossegado todo esse processo de fazer e retirar o documento, unica coisa chata mesmo foi a demora pois foi cerca de 4 meses para ter o documento em mãos.

Enfim, esse foi o post de hoje, espero que tenha tirado a dúvida de muita gente que nunca tirou o passaporte e tinha dúvidas de como é feita a emissão do documento. E agora que venham as viagens, ansiosa para o início disso tudo!

Beijos da Cih 🙂




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

6 Respostas para "Como tirar o novo passaporte e emitir visto"

Patty - 25, abril 2016 às (11:40)

Cara, to impressionada como o passaporte subiu de preço! Mas ele tá bem bonitão, hehehe. Como renovei o meu em 2013 ainda tenho um tempinho até tirar um novo! Seu post tá super bem explicadinho e vai ser uma mão na roda pra muitos viajantes inexperientes 😀

Beijocas

Responder


Cinthya Cinthya
abril 30th, 2016 em 4:37 pm
respondeu:

Aumentou demais né, agora ele tá lindo <3 mas em compensação vale o dobro de tempo né! Obga intuito de ser bem didático mesmo! Bjs

Responder

Jéssica - 26, abril 2016 às (14:05)

Post bem explicadinho, adorei.

Eu tirei meu visto e passaporte um pouco antes de tudo mudar, então o meu ainda vale 5 anos. O que é um pouco de desperdício porque, a não ser que algo mude muito (to rezando pra isso) eu não vou conseguir encher as páginas de carimbinhos hahaha

Achei demorado mesmo seu processo, meu passaporte e meu visto ficaram prontos em 1 semana cada. Bem tranquilo.

Acaabeei de terminar um post que sai no final dessa semana sobre ir pra Disney e não mencionei nada de passaporte. Vou indicar seu post pra quem quiser saber mais! 🙂

Beijos
http://www.amentetransborda.com

Responder


Cinthya Cinthya
abril 30th, 2016 em 4:40 pm
respondeu:

Awww que demais, que indicou o post vou correr pra ler agora, sim mudou e acredito que melhorou mesmo com o preço mais alto sabe.

Responder

Milena - 28, abril 2016 às (17:24)

Bem legal esse seu post. Com certeza pode vir ajudar muitas pessoas que estão neste processo de emissão de passaporte e visto.
Tirei o meu passaporte/ visto em novembro de 2014 e comigo foi tudo bem rapidinho (demorou menos de 1 mês e meio todo o processo).
Meu visto foi para os EUA. Estava muito nervosa, mas graças a Deus deu tudo certo. A única coisa que achei beemmm chata e que fiquei com muitas dúvidas, foi no preenchimento do formulário (antes do agendamento do visto). Procurei muito na internet sobre isso e conversei com alguns amigos que haviam ido pra lá. Mas consegui preencher tudo certinho. Não queria pagar despachante para fazer isso, pois o custo do passaporte e visto já estava sendo bem carinho, hahaha.

Bora planejar as viagens né amiga? Muita boa sorte pra você e espero que consiga marcar sua viagem logo e que se divirta muito!!!!

Beijos,
Mi
http://www.triicotando.com

Responder


Cinthya Cinthya
abril 30th, 2016 em 5:34 pm
respondeu:

Com certeza fiz esse post neste intuito mesmo pois eu procurei muito sobre e só tive informações picotadas quem tá afim de sair por ai, viajar mesmo e não sabe por onde começar com certeza espero ajudar com este post.

Responder

Me segue no Instagram: @nemrocknemroll

Publicidade


Nem Rock Nem Roll • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por